quarta-feira, 15 de novembro de 2006

ESCLARECIMENTO URGE

Seria de esperar que o facto de um vereador municipal pedir a renúncia aos pelouros que vinha exercendo não constituísse notícia de maior relevo que a resultante da redistribuição desses mesmos pelouros pelos restantes membros; porém, no caso da autarquia de Almeirim esta situação assume foros de maior gravidade.

Não fosse:

  • a opção do presidente da autarquia de limitar a distribuição de pelouros aos membros da lista maioritária;
  • o facto do vereador em causa ter ocupado o lugar de vice-presidente;
  • o número de vereadores com funções executivas já se encontrar reduzido por outro membro da mesma lista ter solicitado dispensa;
e talvez a polémica que parece ter-se instalado fosse evitável.

Acresce ainda que o teor da notícia difundida pelo O RIBATEJO, na sua edição on-line, afasta a hipótese ontem veiculada pelo O MIRANTE de que, citando o presidente do executivo, aquele pedido se deveria a razões de natureza pessoal.

De acordo com a entrevista concedida a O RIBATEJO o ex-vice-presidente comunicou aquela decisão «…através de uma “longa carta” de cariz pessoal…» (que acertadamente recusou revelar) fundamentando-a em razões que se prendem «…com divergências com o presidente em relação à distribuição de tarefas e competências dentro da Câmara».

Tal como O ALMEIRINENSE, também O MIRANTE hoje refere que o presidente Sousa Gomes terá convidado o vereador do PS sem pelouros, Pedro Ribeiro, para ocupar as funções agora vagas.

Mais do que a questão de quem será a personalidade a ocupar a vice-presidência da autarquia e os pelouros e outras funções deixadas vagas, parece-me de inteira justiça que as razões que conduziram a esta situação se tornem do domínio público, não por qualquer doentio prazer de ver “lavar a roupa suja em público”, mas porque tudo indica que as razões de fundo serão poderosas e de interesse para que os munícipes conheçam/avaliem a forma como o seu concelho estará a ser gerido.

Se como os principais intervenientes asseguram nada de pessoal existe neste diferendo, a divulgação das razões que culminaram nesta situação é imperiosa até para eliminar o arrazoado de boatos e “mexericos” que muito brevemente começarão a circular e pôr fim a disparates como o pedido de eleições antecipadas que O ALMEIRINENSE já atribui a “algumas vozes”.

A hombridade e a verticalidade dos dois autarcas assim o exigem, e a transparência política obriga a que as razões sejam de pronto clarificadas para que não venham a ser esgrimidas na próxima campanha autárquica.

1 comentário:

Carlos Gil disse...

"...para que não venham a ser esgrimidas na próxima campanha autárquica" - impossível meu caro, de todo impossível. 'Isto' irá ser aproveitado até ao tutano...